Passado a Limpo
Vivendo e Não Aprendendo – Segundo álbum da banda de rock Ira! pela WEA.
Vivendo e Não Aprendendo – Segundo álbum da banda de rock Ira! pela WEA.
Passado a limpo + 25 de agosto de 1986 – Hoje era lançado um clássico do Rock Nacional.
Gravação:
O álbum foi gravado entre maio e junho de 1986, no estúdio Nas Nuvens, (Rio de Janeiro) e as faixas 9 e 10 gravadas ao vivo na Brodway, em (São Paulo) em 3 de maio de 1986.
Posteriormente, em dezembro de 2000, foi remasterizado e lançado em CD (foi a 2ª edição do disco no referido formato).
Na época, era vendido por 85,00 Cz$ (cruzados).
Este álbum entrou na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. ficando na 94ª posição.
Ele é considerado por muitos fãs como seu melhor álbum, e também por especialistas como o melhor álbum nacional dos anos 80.
Base de lançamento:
Para lançar o disco, o Ira! fez um show memorável na Praça do Relógio, na Cidade Universitária, em São Paulo, para cerca de 40 mil pessoas, inclusive gente ilustre como Renato Russo e Paula Toller, músicos da mesma geração da banda.
Segundo uma edição especial da revista Bizz, de 2005, esse foi um dos 100 melhores shows já feitos no Brasil.
No disco quatro singles embalaram a geração 80’s, “Envelheço na Cidade”, “Dias de Luta”, “Vitrine Viva” e “Flores em Você”.
Algumas curiosidades sobre o álbum:
- Gravação: O álbum foi gravado entre maio e junho de 1986, no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. As faixas 9 e 10 foram gravadas ao vivo na Brodway, em São Paulo.
- Faixas: Além das já mencionadas, outras faixas como “Casa de Papel”, “Tanto Quanto Eu” e “Vitrine Viva” também fazem parte do repertório do álbum.
- Influências: O Ira! era influenciado por bandas como The Clash, The Jam e The Who, e essas influências podem ser percebidas na sonoridade do álbum.
Clássico Absoluto da década.