Passado a Limpo

U2 – Clássicos que ajudaram a definir a década de 1980.

Published

on

U2 – Clássicos que ajudaram a definir a década de 1980.

A banda dominou absolutamente a década, conquistando recordes consecutivos em primeiro lugar na Billboard 200 – The Joshua Tree e seu sucessor de 1988, Rattle and Hum e vários sucessos no Top 10 em todo o mundo.

Durante uma era obcecada por videoclipes, gravações digitalizadas e sintetizadores, os meninos hastearam um tipo diferente de bandeira, jurando lealdade ao poder do pop-rock sério e grandiosa a sua história.

Quando o U2 estreou em 1980 com Boy, as paisagens sonoras arrebatadoras que eventualmente preencheriam,]

álbuns como The Unforgettable Fire e The Joshua Tree ainda não tinham sido desenvolvidas.

Os caras ainda estavam no meio da fase pós-punk, e suas primeiras músicas pareciam favorecer cantos agudos em vez de bordas suavemente arredondadas.

 

O U2 estava em toda parte durante a década de 1980: MTV, Live Aid, até mesmo capa da revista Time. A onipresença da banda – combinada com um comportamento excessivamente sério que alguns críticos interpretaram como hipocrisia –

levaria a uma reação durante a reta final da década, levando os companheiros de banda a reinventarem sua imagem e som para Achtung Baby, Zooropa.Mesmo assim, o U2 é uma das bandas mais icônicas dos anos 80,

repleta de músicas que articulam as tendências e o cenário da década.

 

Bad  – O U2 tocou essa música de forma memorável no Live Aid, estendendo sua duração original para 12 minutos, lembrando que a banda tinha 20 minutos totais.Enquanto um público global de 1,5 bilhão de pessoas assistia.

Bono deixou o palco no meio da apresentação e correu até o público de 72 mil fãs, onde abraçou três mulheres diferentes.

Quando Bono voltou ao microfone, já haviam se passado mais de oito minutos.

Quando “Bad” finalmente chegou ao fim triunfante, os caras não tiveram tempo suficiente para tocar sua próxima música.

Os companheiros de banda de Bono não ficaram felizes com o vocalista, mas “Bad”,

foi um momento incrível na televisão que simultaneamente ampliou a fama da banda e ao mesmo tempo destacou seu relacionamento com o público.

 

Pride – Bono Vox vocalsita do U2 – escreveu a letra de “Pride (In the Name of Love)” sobre o ícone dos direitos civis Martin Luther King J, e depois as adicionou a uma progressão de acordes que o U2 improvisou enquanto se aquecia antes de um show no Havaí em 1983.

Um hino sobre ativismo, amor e martírio, “Pride (In the Name of Love)” se tornou o maior sucesso do U2.

 

Where The Streets Have No Name – Hoje em dia, o som que o U2 criou com The Joshua Tree – uma mistura sincera e crescente de arpejos de guitarra e reverberação cavernosa – não parece exatamente revolucionário.

Foi cooptado por todos, desde bandas cristãs contemporâneas até artistas adultos contemporâneos.

Em 1987, porém, The Joshua Tree soava positivamente de outro mundo. Muito poucas bandas conseguiram criar uma música tão etérea e eletrizante usando instrumentos orgânicos, e canções como,

O clássico – Tornou-se arautos da música que viria na esteira do U2, desde bandas britânicas como Coldplay até lotações de estádios americanos como Os matadores.

Com uma introdução lenta de dois minutos que dá lugar a um verso galopante, “Where the Streets Have No Name” é o som do U2 atingindo seu ritmo.

 

With Or Without You – Durante a década de 1980, a balada reinou suprema. Uma balada bem colocada pode transformar uma banda de hair metal em um grupo de galãs no topo das paradas.

Isso poderia transformar uma novata como Whitney Houston em um fenômeno global com enorme apelo cruzado.

Para o U2, entregou à banda seu primeiro hit número 1. “With or Without You” soou muito bem no rádio em 1987,

onde dividia o mesmo espaço aéreo que “Alone” de Heart e “Didn’t We Quase Have It All” de Houston.

Ao contrário dessas faixas, a música não apresentava acrobacias vocais ou linguagem chamativa, digna de Liza Minnelli.

Nem sequer apresentava um solo de guitarra. Em vez disso, “With or Without You” atingiu seu pico durante o pós-refrão final, depois mudou para um final maravilhosamente contido.

O U2 teria muitos momentos melodramáticos nos próximos anos, mas “With or Without You” não foi um deles.

Poucas baladas poderosas durante a década de 1980 atingiram melhor sua marca do que esta.

 

I Still Haven’ Found Im Lokking For – canção começa expondo uma busca veemente e obstinada por uma pessoa muito estimada e valiosa para o Bono.

Isso porque ele diz que já escalou as montanhas mais altas, rastejou, pulou muros altos e atravessou correndo campos só para estar com essa pessoa.

A pergunta é: Quem é essa pessoa que o Bono tanto busca?

Além possuir grandes influências do gospel, a letra evoca um sentimento espiritual, muito comum nas produções da banda.

O mais incrível sobre essa canção é que ela é considerada por críticos como uma das melhores faixas já produzidas na história da música,

por isso, foi incluída na lista “As 500 Melhores Músicas de Todas Tempos”, na posição 93.

U2 – Uma Banda Rock Social.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile