Passado a Limpo

Trilha sonora do filme – “O Rei da Comédia” – (1982), filme dirigido por Martin Scorsese com Robert De Niro – “Back On The Chaing Gang”

Published

on

 Trilha sonora do filme – “O Rei da Comédia” – (1982), filme dirigido por Martin Scorsese com Robert De Niro – “Back On The Chaing Gang”

Passado a limpo + 17 de setembro de 1982.

Hoje era lançado o “Back On The Chaing Gang” pela banda norte-americana The Pretenders.

Composta pela vocalista/guitarrista Chrissie Hynde, líder e fundadora do Pretenders – “Back on the Chain Gang” entrou nas paradas da Billboard no início de outubro de 1982, e alcançou o 5º lugar no Hot 100, tornando-se o maior sucesso da banda nos EUA.

Também chegou ao 4º lugar no Hot Mainstream da Billboard Rock Tracks chart e nº 17 no UK Singles Chart.

À época, a faixa fez parte da trilha sonora do filme “O Rei da Comédia” (1982), filme dirigido por Martin Scorsese com Robert De Niro no papel principal.

Em 1984, a música entrou como segunda faixa do Lado A do álbum “Learning To Crawl”.

Segundo uma das versões, a canção foi escrita em homenagem ao guitarrista James Honeyman-Scott (1956-1982), que estava na primeira formação da banda, em 1978, junto com o baixista Pete Farndon (1952-1983).

Ambos morreram de overdose, num curto intervalo de tempo: o guitar em junho de 82 e o baixo, abril de 83.

Essa música foi o começa da volta por cima da banda.

O single foi lançado em vinil nos formatos 7’’ e 12’’ – (polegadas).

O começo da era:

Em 1980 – A participação no concerto beneficente para refugiados do Camboja (possuem três faixas no álbum Concerts for People of Kampuchea) no início da década – foi o ponto de partida para turnês na Europa e EUA, bem recebidos por crí­tica e público.

A revista Rolling Stone premiou os Pretenders como grande revelação daquele ano.

 

Embora a melodia seja contagiante e cativante, a letra conta uma história muito mais profunda sobre perda, sofrimento e as lutas de seguir em frente após um evento traumático.

O significado por trás da letra:

Ao ouvir o clássico – a letra pinta um retrato de alguém que está tentando dar sentido à sua vida após a perda. O refrão em particular é poderoso, enquanto Hynde canta, “I found a picture of you, oh oh oh oh / What hijacked my world that night / To a place in the past / We’ve been cast out of? Oh oh oh oh / Now we’re back in the fight.”

A imagem de encontrar uma foto de um ente querido perdido é pungente, e a ideia de ser “sequestrado” da vida normal de alguém pela tristeza é algo com que muitos podem se identificar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile