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Será o Instagram a nova biblioteca da Geração Z?

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Será o Instagram a nova biblioteca da Geração Z?

Se você ama leitura? Gosta de viajar no mundo da imaginação sem sair do lugar?

A geração “Z” está vivendo esse momento.

Quando o Kindle -(sites com livros grátis), foi lançado em novembro de 2007, foi denominado como um verdadeiro game changer – (jogador desafiante).
Tal como o iPod em 2001, era esperado que o e-reader (leitor digital) – revolucionasse o mercado e anunciasse a extinção dos seus antecessores.
No início, a resposta parecia promissora – nos Estados Unidos da América, o primeiro Kindle esgotou em menos de seis horas -, mas uma década mais tarde, a situação não podia ser mais diferente.
Estatísticas do Nielsen BookScan mostram que as vendas dos livros físicos aumentaram, com o mercado de print no Reino Unido a crescer 2.1% em 2018.
Desde o aparecimento da rede social em 2011, o hashtag #Bookstagram tem sido usado mais de 34 milhões de vezes.

Já o hashtag #Kindle aparece apenas 2.5 milhões de vezes.
Fazendo um acesso a seu scroll pelo seu feed, é possível que veja fotografias de livros em cenários lindíssimos, prateleiras organizadas por cores, reviews dos últimos lançamentos.

Atualmente o Instagram figura entre as redes sociais mais usadas do mundo, onde se localiza na 3ª posição, atrás apenas do YouTube e do WhatsApp (o aplicativo de mensagens ocupa o topo em basicamente todas as faixas etárias).
Seja pela grande variedade de funções, as constantes atualizações e novidades, ou pelo apelo jovial e atual em que se mantém desde o seu lançamento, a rede social conseguiu se estabelecer no mercado.
Parece que o objetivo do Facebook foi atingido com sucesso.
Isso pode ser visto pelo número de usuários da rede: são mais de 1,45 bilhão de usuários ativos e que usam a plataforma.
Para se ter uma noção, esse número representa cerca de 20,71% dos 7 bilhões de seres humanos que habitam a terra.
É quase como se ⅕ das pessoas, no mundo, usassem o Instagram.
Toda essa visibilidade e popularidade fez da rede social, também, uma das mais procuradas pelas marcas para conversar com seu público, se manter ativa e presente, para não correr o risco ser esquecida.

Um dado que ilustra bem isso é que as marcas postam conteúdo com mais frequência no Instagram do que no TikTok, que nos últimos 2 anos tem se popularizado muito e mesmo assim ainda não atingiu o nível do “Instagram”.

Outro ponto interessante de se falar aqui é que em todo o mundo, o Instagram é a rede social que mostra um poder de engajamento muito mais forte do que no Facebook, gerando a cada 1.000 impressões cerca de 32 interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, mensagens, etc) que foram registradas apenas no segundo trimestre deste ano de 2022. Apenas essas informações já ilustram bem o quão grandioso é o poder que esta rede social possui no mundo atualmente.
Segundo um estudo, que foi realizado pela HSR – Specialist Researchers — empresa especializada em pesquisas de mercado — o Instagram é a rede social favorita dos jovens brasileiros da geração Z, com idade entre 18 e 25 anos.

A pesquisa foi feita com uma amostra de 1000 pessoas das classes A, B e C, que vivem nas maiores e mais movimentadas capitais do país.
Nos números obtidos com a pesquisa, o “Insta” — como é chamado carinhosamente por eles — aparece em 62% das citações, seguido por Twitter e TikTok, que figuram ambos com 19% de preferência para esses jovens, que compõem a faixa etária de 18 a 25 anos.
Nesse cenário vemos que o Instagram segue realmente disparado na disputa pela preferência desse público, o que nos mostra o quão relevante esse ambiente é para marcas que querem falar com a geração Z.

Fica evidente que os jovens gostam de ambientes mutáveis, como é o do Instagram, que está sempre mudando, atualizando e implementando novas funções.
Se fizermos uma análise do histórico da rede social em um período de 6 anos, muitas das novidades que foram trazidas envolviam tendências de mercado que esses jovens vinham mais consumindo sobretudo a “leitura” seja ela qual for.

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