Passado a Limpo

Raul Seixas – Belchior – Kraftwerk – Atemporal – 50 anos

Published

on

Raul Seixas – Gita

Álbuns que estão chegando aos 50 anos.

Gita é indiscutivelmente um dos álbuns mais significativos e emblemáticos de Rauzito, possivelmente representando o ponto culminante de sua carreira em termos de sucesso comercial e impacto cultural.

Raul – Nesse trabalho, solidificou sua colaboração com Paulo Coelho, abordando temas esotéricos, filosóficos e místicos, influenciados por uma variedade de fontes, como a filosofia oriental, a literatura clássica e o ocultismo. Gita se destaca pela mistura de rock, MPB e elementos da música regional brasileira, criando um som único e inovador para sua época.

 

 

Belchior – Belchior.

Há quem o chame de disco homônimo e há quem o define como Mote e Glosa, de qualquer forma, a estreia de Belchior, apesar de pouco aclamada na época de sua estreia, hoje é considerado uma verdadeira joia da música brasileira. A influência da música nordestina é evidente, onde o uso de instrumentos tradicionais e ritmos regionais cria uma atmosfera autêntica e envolvente, enquanto que ao mesmo tempo, há uma incorporação de elementos de folk e rock, evidenciando a versatilidade de Belchior como compositor e intérprete. Uma peça essencial na história da música brasileira.

 

Autobanh – Kraftwerk.

Um verdadeiro marco na história da música eletrônica moderna, sendo um dos primeiros discos a incorporar extensivamente instrumentos eletrônicos e sequenciadores.

O tema central do álbum é a ideia de proporcionar uma sensação de viagem pela Autobahn – famosas autoestradas alemãs. Com sons repetitivos e hipnóticos que evocam o movimento e o ambiente da estrada, estilo minimalista e enfoque pesado em sons eletrônicos, além de ritmos mecanizados e abordagem temática singular, o álbum se tornou uma das peças mais importantes do catálogo do grupo.

Autobahn é o quarto álbum de estúdio dabanda alemã de música eletrônica Kraftwerk , lançado em novembro de 1974 pela Philips Records .

O álbum marcou diversas mudanças de pessoal na banda, que inicialmente era uma dupla formada por Florian Schneider e Ralf Hütter ; mais tarde, o grupo adicionou Klaus Röder na guitarra e flauta, e Wolfgang Flür na percussão.

O álbum também completou a transição do grupo do estilo krautrock experimental de seus trabalhos anteriores para um som pop eletrônico consistindo principalmente de sintetizadores e baterias eletrônicas .

A gravação começou nas próprias instalações do grupo em Kling Klang , mas foi feita predominantemente noestúdio de Conny Plank.

Autobahn também inclui letras e um novo visual para o grupo que foi sugerido por Emil Schult , associado de Schneider e Hütter.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile