Passado a Limpo
Augusto Licks. Engenheiros do Hawaii – Um dos maiores nomes do rock dos anos 80.
Passado a Limpo + 28 de maio de 1956.
Há 65 anos nascia o Augusto Licks, ex-guitarrista dos Engenheiros do Hawaii, completa 68 anos.
Na adolescência, fez um intercâmbio em New York, algo que ampliou seus horizontes musicais e lhe permitiu assistir a shows de artistas de feras como Bob Dylan e outros.
Durante parte de sua carreira, foi guitarrista do cantor gaúcho Nei Lisboa, um dos grandes nomes da chamada Música Popular Gaúcha.
Em 1987, entrou para o grupo Engenheiros do Hawaii, a convite do vocalista Humberto Gessinger (que tocava guitarra, mas assumiu o baixo elétrico devido à saída do baixista Marcelo Pitz).
A formação Gessinger, Licks & Maltz (também conhecida pela sigla GLM) levou o grupo ao status de um dos maiores nomes do rock brasileiro dos anos 1980, e durou até 1994.
Em alguns desses shows e programas, o clima ruim ficou nítido e chegou a gerar manifestações de Humberto.
No Programa Livre, em 17 de setembro, o vocalista toca diversas vezes de costas para Augusto, olhando apenas para Carlos. Este foi o primeiro compromisso de uma maratona naquele fim de semana. No dia seguinte, show em Sorocaba. No dia 19, show logo de manhã na USP para o Bem Brasil.
O show foi extremamente tenso e Humberto estava bastante desconfortável e irritado.
Ainda, rolavam rumores entre a equipe e os fãs de que a banda estava acabando e de que aquele seria o último show da banda.
Humberto Gessinger protagonizou, mais uma vez, diversas cenas de irritação: gritou “acorda, Augusto”, isso foi o basta para o fim de um ciclo nos Engenheiros do Hawaii.
Ao sair dos Engenheiros do Hawaii, em 1994, ele escreveu artigos para diversos jornais no RS.
Em 2019, O Augusto Licks lançou sua biografia chamada “Contrapontos”, escrita por Fabricio Mazocco e Silvia Remaso.