Passado a Limpo

In Through the Out Door – marca o fim de uma era para uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos.

Published

on

In Through the Out Door – marca o fim de uma era para uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos.

Passado a limpo + 22 de agosto de 1979.

Há 45 anos era lançado o último álbum de estúdio da banda Led Zeppelin o

é o oitavo e último álbum de estúdio da banda de rock inglesa Led Zeppelin.

Ele foi gravado em três semanas em novembro e dezembro de 1978 no Polar Studios do ABBA em Estocolmo , Suécia, e lançado por seu selo Swan Song Records em 22 de agosto de 1979 nos Estados Unidos e 24 de agosto de 1979 no Reino Unido.

Ele foi nomeado de tal maneira pelo grupo por causa de seus recentes problemas (a morte do filho do vocalista Robert Plant) e o aumento da música punk.

Devido ao problema de alcoolismo de John Bonham, muitas das músicas foram gravadas em sessões únicas entre os membros da banda; com Plant e Jones trabalhando durante o dia e adicionando as partes de Page e Bonham durante a noite. Para “All My Love”, Bonham, pediu ajuda a Jeff Porcaro de Toto.

O álbum foi o último lançamento da banda antes de se separarem em dezembro de 1980, após a morte de seu baterista John Bonham três meses antes.

O álbum foi um grande sucesso comercial; alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 em apenas sua segunda semana na parada americana.

Também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia.

O álbum original apresentava um truque incomum: o álbum tinha uma capa externa que era feita para parecer um saco de papel marrom comum (uma reminiscência de capas de álbuns piratas embalados de forma semelhante com o título carimbado nela), e a capa interna apresentava preto e arte de linha branca que, se lavada com água, ficaria permanentemente colorida.

A capa do álbum foi desenhada por Storm Thorgerson , da Hipgnosis .

Em 1980, Hipgnosis foi indicado ao prêmio Grammy na categoria de Melhor Pacote de Álbum por In Through the Out Door .

 

 

Em geral, é verdade que a influência de Jimmy Page foi um pouco reduzida:

 mas o lendário guitarrista ainda fez sentir sua presença no disco.

Seus solos curtos, mas reveladores, foram cruciais para In The Evening e o lento treino de blues I’m Gonna Crawl, enquanto ele contribuiu com algumas partes texturais verdadeiramente lindas ao longo de In Through The Out Door – não menos importante, os floreios quase clássicos de cordas de náilon lindamente executados que ele adicionado a um dos maiores clássicos – A maravilhosa –  All My Love.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile