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Fita Cassete – Culturas de gravação: o passado e o presente de um ícone musical

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Fita cassete – Quantas histórias cabem nesses arquivos incríveis.

De clássicos históricos vídeos aos (fita cassete) –  “Guardiões da Galáxia”, as fitas têm se tornado cada vez mais proeminentes no cinema, na publicidade e, claro, na indústria da música.

Na década de 1960, surgiu no mercado um “gadget” chamado fita cassete.

Percursora do CD, revolucionou a maneira como se escutava música décadas antes do streaming dominar este mercado.

O responsável por comandar o time que criou a famosa K-7 foi engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens.

“Éramos meninos que nos divertíamos brincando. Não sentíamos que estávamos fazendo nada grande.

Era uma espécie de esporte”, disse ele, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian, falando sobre essa novidade chamada Fita cassete.

A fita VHS foi desenvolvida na década de 1970 pela JVC para competir com a Betamax, e chegou ao Brasil na década seguinte.

Trata-se de um sistema de gravação de vídeo no formato de uma fita magnética de ½ polegada em um invólucro plástico.

De clássicos históricos vídeos aos “Guardiões da Galáxia”, as fitas têm se tornado cada vez mais proeminentes no cinema, na publicidade e, claro, na indústria da música.

E como as vendas de fitas nos Estados Unidos cresceram 74% no ano passado – (2016) é hora de abordar o passado, o presente e o futuro do “Compact Cassette” como ícone da cultura popular.

Novas gerações de indivíduos, gravadoras e comunidades DIY estão redescobrindo suas características únicas, adaptando-as a um contexto contemporâneo.

Na era dos MP3s sem alma e formatos digitais semelhantes, há uma verdadeira apreciação pelas qualidades físicas de um item que pode ser coletado, trocado e projetado individualmente,

assim expressando uma visão artística que atravessa gerações,
Cultura de Casseteé o guia perfeito para o tapenaissance – (surgimento da fita).

Sendo assim cobrindo todos os aspectos do movimento, desde a gravação, design e distribuição, até entrevistas com músicos e gravadoras líderes mundiais, material que precisava de uma certa atenção para manter o arquivo vivo, do mesmo modo que outros tipos de material.

 

 

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