Passado a Limpo

Da Capital Federal Para o Brasil – Capital Inicial – Café Nacional.

Published

on

Da Capital Federal Para o Brasil – Capital Inicial – Café Nacional.

 

O Capital Inicial é uma banda de rock formada em Brasília em 1982, pelo Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos, Heloisa, Loro Jones, Yves Passarell.
Em 1978, Fê Lemos, voltou de uma estadia na Inglaterra para Brasília, onde seu pai dava aulas na Universidade de Brasília – (UNB).
Ele se juntou a um grupo de jovens fãs de punk rock, uma das tendências no fim dos anos 80, essa galera que se reunia no conjunto de quatro prédios, apelidado de ” Turma da Colina” que incluía o mestre Renato Russo.
Os dois mais o sul-africano André Pretorius fundaram a banda Aborto Elétrico com Renato no baixo André na guitarra e Fê na bateria.
A banda ainda não possuía ninguém no vocal.
O André Pretorius teve de voltar para a África do Sul para cumprir o serviço militar, então Renato se tornou guitarrista e cantor, enquanto que o irmão de Fê, Flávio Lemos, assumiu o baixo.
A banda logo se tornou uma das mais populares de Brasília, e um dos seus maiores fãs era o Dinho Ouro preto, um velho amigo de Renato que comparecia a todos os shows.
Em 1983, Fê e Renato se desentenderam, causando a saída do cantor e a extinção do Aborto Elétrico.
Os irmãos Lemos chamaram o ex-guitarrista da Blitx 64, Loro Jones e uma cantora, a ruiva Heloísa (Heloísa Helena Ustárroz Teixeira), para formar outra banda, o Capital Inicial.

Depois de um mês tocando em um teatro da Associação Brasiliense de Odontologia com a Plebe Rude, outra banda de Brasília e a nova banda de Renato, a Legião Urbana, por pressão dos pais Heloísa sai da banda.

 

Os irmãos Lemos fizeram uma audição para um novo cantor, e Dinho Ouro Preto assumiu o cargo.
Dinho insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, e mais tarde chamou Renato para concluir a letra de “Música Urbana”, que se tornaria um dos primeiros sucessos do Capital.

Três meses depois, em julho de 1983, estreiam com um show na UNB, tocando em seguida em são Paulo no – (SESC Pompéia) e no Rio de Janeiro na lendária casa – (Circo Voador).

Com o reconhecimento e o sucesso crescentes, em 1984 a banda assina seu primeiro contrato e se mudam para São Paulo, no inicio de 1985, eles lançam o seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”.

O último disco do Capital Inicial foi lançado em 2022, celebrando os 40 anos do grupo. O projeto, que ganhou o nome de Capital Inicial 4.0, conseguiu reunir três gerações diferentes num só álbum.
“A gente vem tentando parcerias com diferentes artistas já a alguns discos do Capital. Isso começou com Cone Crew, uma banda de hip hop do Rio, num álbum do Capital chamado A Revolução, que tivemos inclusive o Thiago Castanho. No ano seguinte, tivemos um acústico em Nova York, e aí chamamos Seu Jorge e Lenine. No disco seguinte procuramos novos artistas, procuramos o Lucas do Fresno para produzir, ele também participou da composição de algumas faixas”.
O capital Inicial 40 anos, está planejando disco novo e livro documentário para 2024.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile