Passado a Limpo
Wish You Were Here – Pink Floyd – (1975) é um dos preferidos dos fãs.
Wish You Were Here – Pin Floyd – (1975) é um dos preferidos dos fãs.
Passado a limpo + 12 de setembro de 1975.
Há 49 anos o Pink Floyd lançava seu nono álbum de estúdio “Wish You Were Here” – Pela Harvest Records e Columbia Records.
Baseado no material que o Pink Floyd compôs enquanto se apresentava na Europa, o a´lbum foi gravado em várias sessões ao longo de 1975 no Abbey Road Studios em Londres.
Assim como em seu trabalho anterior, The Dark Side of the Moon, a banda fez uso de efeitos de estúdio e sintetizadores. O projeto gráfico do disco, novamente feito por Storm Thorgerson, continha uma manga negra escondida na arte do álbum. Ele estreou em um show realizado em Knebworth, em Julho de 1975, e foi lançado em Setembro daquele ano, tornando-se um instantâneo sucesso.
Os temas do álbum incluem críticas ao mundo da música, alienação e um tributo ao membro fundador Syd Barrett, que saiu sete anos antes com saúde mental em deterioração.
A capa do álbum foi inspirada na ideia de que as pessoas escondem seus sentimentos verdadeiros – e mostra dois homens de negócio apertando as mãos, com um deles pegando fogo.
Para promover o álbum, a banda lançou o single duplo A-side “Have a Cigar” / “Welcome to the Machine”. Wish You Were Here recebeu críticas mistas dos críticos sobre seu lançamento, que acharam sua música pouco inspiradora e inferior a seus trabalhos anteriores.
O disco alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Uma curiosidade:
A EMI, não conseguiu atender à demanda. Desde então, o disco vendeu mais de 20 milhões de cópias.
Entre os fãs do Pink Floyd, não há consenso sobre qual é o melhor álbum, mas Wish You Were Here (1975) é um dos mais comumente apontados.