Passado a Limpo
Um Novo jeito moderno de ouvir música.
Walkman – Passado a limpo + 1 de julho de 1979.
Há 45 anos a Sony mudava a forma da galera ouvir música, ele lançado o portátil Walkman.
Aparelho foi pensado a partir de gravador portátil; inicialmente, não fez sucesso por ter sido pensado para público-alvo ‘errado’.
O Walkman introduziu uma mudança nos hábitos de ouvir pop rock permitindo que as pessoas carregassem suas músicas em fita cassete.
Akio Morita insistia em posicionar o aparelho para o segmento de jovens e adolescentes, o que implicava um preço de venda inferior a 35 mil ienes. Só que a produção do protótipo custara 50 mil ienes. Finalmente acordou-se o preço final de 33 mil ienes, de forma a coincidir com o 33º aniversário da Sony. Para tornar o walkman acessível ao segmento-alvo ficou decidido simplificar o seu design e manter as despesas promocionais sob controle.
O Walkman original azul e prateado, modelo TPS-L2, foi colocado à venda no Japão em 1 de julho de 1979.
No Reino Unido recebeu estereofonia (estéreo) e duas entradas para minifones, permitindo a duas pessoas ouvirem o mesmo aparelho ao mesmo tempo (embora fosse vendido com apenas um par de fones de ouvido).
Também recebeu um botão chamado pressman, que ativava um microfone interno e cancelava parcialmente o som da fita cassete e permitindo o usuário falar sobre a música reproduzida.