Passado a Limpo
Tomate – Kid Abelha – O Brasil em 1987: Um País em Transformação.
Tomate – Kid Abelha – O Brasil em 1987: Um País em Transformação –
- Fim da Ditadura Militar: O Brasil ainda sentia os ecos da redemocratização, com a promulgação da nova Constituição em 1988 se aproximando. O país vivia um momento de efervescência política e social.
- Música Popular Brasileira (MPB): A MPB estava em um período de grande vitalidade, com a ascensão de novos artistas e a consolidação de outros. O Kid Abelha era uma das bandas mais populares da época, com um estilo que mesclava rock, pop e elementos da música brasileira.
- Contexto Social: A juventude brasileira buscava novas formas de expressão e identidade, e a música era um dos principais veículos para isso. A letra de “Tomate”, com sua linguagem simples e direta, falava sobre temas como amor, desejo e liberdade, ressoando com o público jovem.
Lançado originalmente pela Warner Music Warner Music.
Foi o primeiro trabalho sem o Leoni principal compositor do grupo, sendo que as letras passaram a serem criadas pela Paula Toller e George Israel.
O álbum vendeu cerca de 100 mil cópias, sendo disco de ouro pela APBD, extraindo canções de sucesso como “Amanhã É 23” e “No Meio da Rua”.
Gravado a partir de 27 de setembro de 1986, o álbum teve a produção pela terceira vez do genial Liminha, além de Paulo Junqueiro, conhecido por trabalhar com as maiores bandas de rock da época como Titãs, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor e Plebe Rude.
A sonoridade Pop Rock da banda foi inserida com alguns elementos e arranjos do Funk clássico norte-americano e tons dançantes feitos pelo Nilo Romero, além de um saxofone mais marcado do George Israel.
A temática do álbum amadureceu, tendo como foco principal o amor, variando por um drama familiar em –
“Amanhã É 23″, que por uma das primeiras vezes foge da primeira pessoa, e ” No Meio da Rua”, que joga entre a fantasia e realidade.
O título do disco e da canção com mesmo nome são inspirados em um poema de Murilo Mendes.
“Tomate (Da Crítica de Arte)”, que fala sobre um crítico que analisa tanto um tomate que acaba vendo-o apodrecer.
Com várias mudanças no grupo, além do nome, a mudança também é sentida no figurino da Paula Toller, que deixou de usar roupas estilizadas masculinas para começar a se vestir sensualmente, passando a ser conhecida como uma Sex Symbol no Brasil. (kida abelha rainha).