Passado a Limpo
The Smiths – “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before”

The Smiths – “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before – Morrissey diria anos depois, em sua biografia, que não curtia o vídeo, que é um dos mais elogiados da curta história dos Smiths.
Passado a limpo + dezembro de 1987.
Há 37 anos era lançado o 19º e último single clássico do último álbum de estúdio do The Smiths, ‘Strangeways, Here We Come’.
O single “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” que terminou tornando-se um sucesso muito maior em todo o mundo através da versão cover de Mark Ronson com Daniel Merriweather gravada e lançada 20 anos depois.
“Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” não foi lançado no Reino Unido porque a BBC se opôs à referência lírica da música ao assassinato em massa após o Massacre de Hungerford.
Como resultado, “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” só foi lançada como single na América, Austrália e alguns mercados europeus, enquanto ” I Started Something I Couldn’t Finish ” foi escolhida para substituir a música como o novo single da banda no Reino Unido.
Owen Hatherley reflete sobre as divisões geracionais que emergiram ao longo das duas últimas eleições britânicas ao traçar a evolução musical do grupo The Smiths.
Comparando a trajetória política de Morrissey a de muitos eleitores do norte da Inglaterra, Hatherley investiga as raízes da transição ocorrida na região de um coletivismo anti-tatcherista à uma reação nacionalista.
Apesar da censura da rádio britânica, “Stop Me If You Think You’ve Heard This One Before” recebeu aclamação da crítica pelo trabalho de guitarra de Marr e pelo lirismo espirituoso de Morrissey.
Desde então, apareceu em vários álbuns de compilação e foi classificada por escritores musicais como uma das melhores músicas da banda.
