Passado a Limpo
Private Dancer – Multi-platina.
Private Dancer – Passado a limpo + 29 de maio de 1984.
Há 40 anos a Tina Turner lançava o Private Dancer é o quinto álbum solo pela Capitol Records e foi seu primeiro álbum lançado pela gravadora.
Depois de vários anos desafiadores seguindo carreira solo após o divórcio de Ike Turner.
Private Dancer impulsionou Turner a se tornar uma estrela solo viável, bem como um dos cantores de crossover mais comercializáveis da indústria fonográfica.
Private Dancer marcou uma nova era da vida de Tina Turner e deixou sua marca no som e imagem dos anos 80, vendendo mais de 12 milhões de cópias ao redor do mundo gerando clássicos como “What’s Love Got To Do with It” e “Private Dancer”.
Ele se tornou-se um sucesso comercial mundial, ganhando certificações multi-platina e continua sendo seu álbum mais vendido na América do Norte até hoje.
Em 2020 o álbum foi adicionado ao National Recording Registry por sua “culturalmente, historicamente, or esteticamente significância”.
Embora as imagens das capas dos lançamentos originais em LP e CD em vinil fossem significativamente diferentes, ambas apresentavam tipografia semelhante, com uso exclusivo de Onyx, com uma mistura de romano e oblíquo para “Tina”.
Essa identidade tipográfica foi transportada para cartazes, anúncios, capas de singles, folhetos turísticos e outros materiais contemporâneos.
A lista de faixas na contracapa também foi definida em Onyx.
O álbum contou com hits, como Let’s Stay Togheter – (uma regravação de Al Grenn), Better Be Good to Me, Private Dancer e What’s Love Got to Do with It, sendo que este último alcançou o número um na Biloard Hot 100 dos Estados Unidos. Durante esse período, Turner também contribuiu na gravação do single beneficente We Are The World, que foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie.
Tina fica encantada enquanto dança com um estranho por dinheiro, um dos videos marcantes dos anos 80.