Passado a Limpo
Muito antes da MTV.
Muito antes da clássica e cheia de novidades – MTV.
A afirmação do vídeo como importante instrumento promocional a favor de lançamentos discográficos bombou muito antes da criação da MTV em 1981.
Ele acabou criando um novo espaço de produção e definindo o Clipe como uma forma de divulgação de massa para alavancar uma década cheia de novidades e lançamentos mundiais que não pararam de chegar as mercado todos os dias.
Um videoclipe nada mais é do que um filme curto e esse termo começou a ser utilizado mais ou menos no ano fim dos anos 70, mas somente na década seguinte (80), ele se mostrou uma ferramenta com um apelo comercial muito grande, influenciando uma geração, ditando moda, criando tendências para os consumidores vorazes por novidades, tudo isso devido a regularidade de lançamentos, era um novidade bacana que chegava todos os dias.
Em 1983 um dos primeiros a entrar pra valer acompanhado também do Home Video, foi a Banda Duran Duran, pegando carona nesse mercado vieram sucessos como Thriller, de Michael Jackson (1983) e Freedom! ’90, de George Michael (1990), dirigido por David Fincher, que depois faria o filme Clube da Luta.
** – A evolução do gênero de videoclipe está diretamente ligada à história do cinema.
Plataformas como o (PAL, NTSC, SECAM…).
Os cassetes Betamax e VHS surgiram logo de início como opções partilhadas para vários lançamentos, abrindo alguns países (como a França, Japão) espaço igualmente importante para o laserdisc.
O aparecimento do DVD fez com que, tal como sucedera com o CD, muitos títulos lançados em suporte de cassete surgissem com novas edições na era digital.
Vale lembra que o Youtube nasceu somente em 2005, mas estourou mesmo em 2009.
E hoje buscamos tudo aquilo que alguns não tiveram a oportunidade de sacar no momento em que estava sendo lançado mundialmente – basta dar um click e buscar pelo passado a limpo tão presente.