Passado a Limpo
Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple.
Jon Lord, um dos fundadores do Deep Purple – 16 de julho de 2012.
Morre Jon Lord aos 71 anos em Londres, Reino Unido.
Jon Lord deixou sua marca, principalmente, como integrante de uma das bandas mais emblemáticas da história do rock ‘n’ roll, o Deep Purple, mas sua atuação e importância ultrapassam em tudo a fronteira da música mundial.
Foi um compositor de orquestra e rock inglês, pianista e organista de Hammond conhecido por seu trabalho pioneiro na fusão de rock com formas clássicas ou barrocas, especialmente com Deep Purple, bem como Whitesnake, Paice Ashton Lord, The Artwoods e The Flower Pot Men . Em 1968, Lord cofundou Deep Purple, uma banda de hard rock da qual foi considerado o líder até 1970. Juntamente com os outros membros, colaborou com a maioria das músicas mais populares da sua banda.
Ele e o baterista Ian Paice foram a única presença contínua na banda durante o período de 1968 a 1976, e também desde quando foi restabelecido em 1984 até a aposentadoria de Lord de Deep Purple em 2002. Em 11 de novembro de 2010, foi incluído como membro honorário do Stevenson College em Edimburgo, Escócia. Em 15 de julho de 2011, recebeu um título honorário de Doutoramento em Música em De Montfort Hall pela Universidade de Leicester. Lord foi induzido póstumamente ao Hall da Fama do Rock and Roll em 8 de abril de 2016 como membro da Deep Purple.
“Em 2001, eu estava começando a perder o sono, não parava de pensar em como fazer as duas coisas correrem em paralelo: ficar no Deep Purple e ainda ter tempo para me concentrar e escrever o tipo de música que estava cada vez mais em meu coração.
Foi a mais longa e difícil decisão da minha vida deixar a banda que eu tinha fundado e que tinha amado por quase 35 anos.”
Jon Lord