Passado a Limpo
John Bonham na primeira posição na lista dos 50 melhores bateristas da história.
John Bonham – Passado a limpo + 31 de maio de 1948.
Há 76 anos nascia a lenda John Bonham em Birmingham, Reino Unido.
Ele foi baterista da banda Led Zeppelin e até hoje é considerado um dos melhores bateristas de rock de toda a história, pois mudou o foco que se tinha do instrumento.
John Bonham criou um estilo que consistia em uma colada mais dura e com menos ornamentos, muito mais distante do jazz e do blues (estilos predominantes nos bateristas de rock/pop da época), influenciando poderosamente todas as gerações posteriores de baterias de rock, incluindo o Heavy Metal.
Sua capacidade de combinar ritmos poderosos e complexos com uma sensibilidade melódica fez dele um pioneiro em sua área.
Sua habilidade rítmica e capacidade de improvisar permitiram-lhe contribuir significativamente para canções icônicas como Whole Lotta Love, Kashmir e a clássica Stairway To Heaven.
A energia e a paixão que transmitia nas suas atuações ao vivo faziam de cada concerto do Led Zeppelin uma experiência inesquecível
A revista musical Gigwise incluiu John Bonham na primeira posição na sua lista dos 50 melhores bateristas da história.
Uma curiosidade – ele utilizava baterias da marca Ludwig, de vários modelos, porém, os de destaque foram: Green Sparkle (1972) e Amber Vistalite (1973-1975).
A Ascensão do Led Zeppelin, lançada em 2021 nos Estados Unidos e também disponível agora no Brasil – Escrita pelo biógrafo C. M. Kushins, esta obra inédita conta a trajetória selvagem e visceral do motor rítmico do Led Zeppelin, ela narra a complexa personalidade do roqueiro que foi dissecada, desde sua formação musical até as razões para o uso do álcool.
John Bonham morreu na mansão de Jimmy Page em Clewer, Windsor, em 25 de setembro de 1980, tinha 32 anos.
Led Zeppelin – O tempo em que os gigantes andavam sobre a terra.