Connect with us

Passado a Limpo

Genesis – 1983 – Um Clássico que afasta o grupo do som Progressivo.

Published

on

Genesis – 1983 – Um Clássico que afasta o grupo do som Progressivo.

Afastamento do Prog:

Houve um hiato de aproximadamente oito meses, na primavera de 83, eles se reuniram para a gravação desse clássico, uma agradável combinação de pop e rock progressivo.
O álbum joga um apelo mais pop e mais acessível, mas sem deixar de lado a qualidade e a finesse das composições e arranjos que marcam a história do Power Trio – Tony Banks, Phil Collins e Mike Rutherford.

Sucesso de critica e vendas:

Pela histórica caminhada do Genesis, este álbum foi o sucesso comercial após seu lançamento, tornando-se o terceiro disco da banda a alcançar o nº 1 na parada de álbuns do Reino Unido.
Ele chegou ao nº 9 na Billboard 200 dos Estados Unidos, onde vendeu mais de 4 milhões de cópias.

Cinco singles foram lançados entre 1983 e 1984; “Mama” foi o single principal e continua sendo o single do Genesis com maior sucesso no Reino Unido, alcançando a posição 4. – Enquanto “Mama” estagnou nas paradas dos EUA, o single seguinte “That’s All” alcançou a 6ª posição lá e se tornou o single seguinte da banda – Ele foi  primeiro hit no top 10 dos EUA.

 

Singles e suas combinações:

O Rico lado – A – do disco é irretocável.
Mama –   Utiliza uma técnica de gravação de bateria que deixa o som com mais força e peso.

That’s All – Um dos destaques do álbum vem com piano ao fundo, na opinião de vários críticos, uma balada que remodela o estilo Banks piano e bateria programada, ela soa como uma “canção do divórcio”, que Phil Collins compôs e virou o hit principal do álbum que marcou um aceno nítido do Genesis em direção ao pop.

 

Seguido – Pelo petardo progressivo Home by the Sea.

Finalizando o lado – Há um “dub” espetacular de Home by the Sea – chamado Second Home by the Sea.

Do uso proeminente de uma bateria eletrônica em “Mama” ao refrão pop Top 10 de “That’s All” e à balada pronta para a rádio “Taking It All Too Hard”, o álbum visava diretamente o mainstream.

“Illegal Alien” – que veio acompanhada de um videoclipe flagrantemente racista e polêmico.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

80 Rock @2024 - Todos Direitos reservados