Passado a Limpo
Estética pós-punk inglesa e a New Wave norte-americana.
Estética pós-punk inglesa e a New Wave norte-americana.
Há exatamente 39 anos – Em 17 de novembro de 1985.
O cantor e compositor Cazuza lançava “Exagerado”, este é seu 1º álbum solo.
O álbum todo contou com parcerias com diversos nomes do Rock nacional, inclusive com seus parceiros de Barão Vermelho, estima-se que vendeu até hoje aproximadamente 750 mil cópias.
A faixa-título acabou se tornando o maior sucesso da carreira do cantor, sendo regravada por vários diversos artistas ao decorrer dos anos.
Seu temperamento boêmio, sua natureza libertária e sua condição social privilegiada (era filho de João Araújo, um alto executivo da gravadora Som Livre) conferiram a identidade de “poeta” a Cazuza.
Suas letras refletiam com precisão o cotidiano da juventude abastada daquele Rio de Janeiro da virada dos anos 1970/80, no qual instalava-se o novo rock produzido no Brasil, influenciado por estéticas como o pós-punk inglês e a New Wave americana.
Além disso, Cazuza tinha apreço pelas influências de gente como Rolling Stones, The Doors e Janis Joplin, restando lugar para admirar artistas nacionais como Cartola e Mutantes.
Videoclipe:
O videoclipe da música exagerado foi exibido pela primeira vez no programa Fantástico, da Rede Globo.
Dirigido e editado por Paulo Trevisan, mostra Cazuza brincando com um computador, além de cenas externas gravadas nas ruas do Rio de Janeiro.
Alem do clássico – Codinome beija-flor – Um hino que Cazuza escreveu quando estava internado num hospital observando beija-flores pela janela.