Notícias
Escolas apostam no jogo Roblox como ferramenta de ensino.
Escolas apostam no jogo Roblox como ferramenta de ensino.
Roblox: escolas utilizam game popular entre jovens para ensinar os primeiros passos na programação
Apesar de ser motivo de preocupação dos pais devido à febre que impulsiona seu uso, a plataforma permite a criação e a publicação de jogos.
Com mais de 700 milhões de usuários ativos, a plataforma tornou-se parte importante de dinâmicas de programação e lógica.
Jogo, metaverso, plataforma imersiva:
Existem vários termos para definir o Roblox, um mundo virtual onde experiências e narrativas podem ser criadas. Globalmente, o Roblox é utilizado por mais de 700 milhões de usuários ativos e já contabilizou pouco mais de 500 mil experiências criadas. Transformou-se em um fenômeno de atração de marcas já que Nike, Vans, Gucci e muitas outas empresas já realizaram experiências dentro da plataforma. No entanto, apesar de seu uso no entretenimento, existe uma função cada vez mais crescente do Roblox em dinâmicas pedagógicas.
Ensino brasileiro:
Escolas brasileiras, principalmente as especializadas em programação e tecnologia, vêm aplicando o jogo nas dinâmicas de ensino. Rafael Lagrange, coordenador pedagógico da SuperGeeks, explica que o Roblox, em sua escola, é utilizado com o objetivo de ensinar o aluno a programar e a entender a lógica de programação. “A ideia é estimular a criatividade do aluno por meio da criação de um próprio cenário e dos seus próprios scripts. Durante as aulas eles criam personagens e itens, ou seja, coisas que podem adicionar em seus jogos e também utilizar para venda.”,