Passado a Limpo
Easy Rider- (sem destino) – É um marco da contracultura dos anos 60.
Easy Rider- (sem destino) – É um marco da contracultura dos anos 60.
Passado a limpo + 4 de setembro de 1969.
Há 55 anos …Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) – Dois motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos.
Em 1969 os Eua (e o mundo) viviam sob um tremendo limbo social demarcado por uma guerra insana (Vietnam) onde forçavam seus cidadãos a se perguntarem, constantemente, que posição deveriam tomar.
Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce.
Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.
Cansados de tanta luta, a juventude ansiava por uma nova condição conquistada através de viagens lisérgicas, adotando uma postura de total liberdade sexual. Foi o auge dos Beatles, da chegada do homem na lua, do festival de Woodstock (da geração Flower Power) e do amor livre.
“Sem Destino” (Easy Rider) veio, então, confirmar a determinação de que era necessário mudar o mundo, em especial, a ideologia cinematográfica norte americana ultraconservadora.
(É bom lembrar que, no mesmo período, “Perdidos na Noite” (Midnight Cowboy) de John Schlesinger falava do mesmo choque cultural, embora com abordagens bem diferentes.)
A trama segue Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper), dois motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos em busca de liberdade e uma nova maneira de viver.
O filme é conhecido por sua representação da época, sua trilha sonora icônica e por seu olhar crítico sobre a sociedade americana. É um dos filmes que ajudou a definir o gênero de filmes independentes e ainda é lembrado como uma importante peça cultural.
Durante as filmagens, todos admitiram usar drogas, acentuando ainda mais a afirmação do movimento hippie e da contracultura.
O Diretor: Dennis Hopper dirigiu o filme – seu primeiro como diretor – e ganhou o prêmio do Festival de Cinema de Cannes de “Melhor Primeiro Trabalho”
O elenco: Jack Nicholson, Peter Fonda, Dennis Hopper, Karen Black, Bridget Fonda quando criança, Warren Finnerty
Bilheteria: US$ 60 milhões com um orçamento de cerca de US$ 400 mil.
Data de lançamento original: 14 de julho de 1969 História dos prêmios: Jack Nicholson foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, a primeira de suas 12 nomeações. Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern foram indicados para Melhor Roteiro Original.
Legado: Em 1998, o filme foi adicionado ao Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos, que adiciona filmes por serem “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos”.