Passado a Limpo
Dois – Legião Urbana – Comparações com The Smiths.
Dois – Legião Urbana – Comparações com The Smiths – Passado a limpo + 20 de julho de 1986.
Há 38 anos a banda Legião Urbana lançavam o álbum “Dois”.
O Brasil respirava o primeiro ano pós militarismo, mas ainda não era um país totalmente democrático, já que não tínhamos um Presidente escolhido pelo povo.
A economia ia de mal a pior.
O plano cruzado trouxe um certo ar incerto, já que os planos econômicos dos anos 80 eram sempre duvidosos, a inflação era o principal destaque das capas de jornais em todo o Brasil.
Dois chegou nesse momento, o disco foi o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 900 mil cópias no Brasil.
Em setembro de 2012, foi eleito pelo público da rádio Eldorado FM, do portal Estado.com e do Caderno C2+Música (estes dois últimos pertencentes ao jornal O Estado de São Paulo).
Considerado pela Rolling Stone o 21º maior disco da história da música brasileira, “Dois” consolidou a estrada da Legião Urbana.
Grande parte das músicas do “Dois” foi feita “do zero” nos estúdios, mas algumas canções foram aproveitadas da banda Punk Aborto Elétrico – primeira banda de Renato Russo, que deu origem ao Capital Inicial.
O disco também criou uma comparação com a banda do Genial Morrissey o The Smiths.
Puxado por hits como “Eduardo e Mônica” e “Índios”, e se tornou um dos mais populares da discografia da Legião. “Daniel na Cova dos Leões” começa a audição com uma letra messiânica, “Quase Sem Querer” vai por caminhos mais simples.
E o romance nacional “Eduardo e Mônica”, mais a clássica “Tempo Perdido” que também fez a sua história no rock Brasil, o single fechava o lado “A” do Disco, com uma claríssima influência de The Cure.
Um marco na história do Pop Rock Brasil –
Ao passo que estamos nos distanciando do referencial externo – governo, política, estado, poluição – neste segundo a gente está superinteriorizando.Não temos mais músicas como ‘Soldados’ e ‘O Reggae’, porque a gente já falou daquilo ali. Não vou ficar a vida inteira falando da escola, agora estamos falando do relacionamento emocional e afetivo das pessoas. No primeiro disco, a gente teve que bater na porta com muita força. Com o segundo, a gente pode falar as coisas sem precisar ficar gritando, porque a porta já está aberta – Renato Russo |