Passado a Limpo
DM – O trio se encontrava na difícil tarefa de seguir em frente sem o genial Vince Clarke.

DM – O trio se encontrava na difícil tarefa de seguir em frente sem o genial Vince Clarke.
Passado a limpo + 27 de setembro de 1982.
Hoje era lançado o “A Broken Frame” é o segundo álbum de estúdio do Depeche Mode.
Primeiro álbum após a saída de Vince Clark, A Broken Frame soa mais elegante que o debut Speak and Spell sem perder a vertente synthpop.
Martin assinou todas as composições do álbum, sendo o primeiro single “See You”, lançado em 29 de janeiro de 1982; uma composição de quando ele tinha 16 anos.
Outras músicas de trabalho foram: “The Meaning of Love”, solta no mercado em 26 de abril do mesmo ano; e o esboço de melancolia em “Leave in Silence”, lançada no dia 16 de agosto.
Com produção assinada pelo chefão da Mute Records e ex-Silicon Teens Daniel Miller, e o grupo, A Broken Frame traz, quase que de maneira exata, o clima de ruptura causado pela saída de Clarke, inclusive pelo nome do álbum: “Um Quadro Despedaçado”.
Um álbum especial ao vivo de edição limitada baseado em A Broken Frame gravado no Hammersmith Odeon em 25 de outubro de 1982 também foi lançado no início de 1983, que também incluía uma versão especial de 12″ de Get The Balance Right no lado B.
A Noise! escreveu dizendo que o álbum “se encaixa bem” e que “podemos esperar muito mais do quarteto de corte limpo”, se referindo ao visual da banda.
No âmbito dos licenciamentos, lançamento mundial incluindo o Brasil em LP no ano de 1983 pelo carimbo Fermata, em CD, Cassete e LP em 1992 pela Mute; e última prensagem em CD pela hoje extinta Paradoxx Music em 1997.
O álbum Inclui as músicas: “Leave in Silence”, “My Secret Garden”, “Nothing to Fear”, “See You”, “The Meaning of Love” e “The Sun & the Rainfall”.
