Passado a Limpo
Diesel and Dust – Questões críticas com letras convincentes e um som inesquecível.
Diesel and Dust – Trazia letras que abordavam questões ambientais e diversas críticas às injustiças – Contra os Aborígenes.
Passado a limpo + 2 de agosto de 1987.
Há 37 anos a banda Australiana Midnight Oil lançava seu sexto álbum de estúdio o “Diesel and Dust”.
Trabalho que fez a banda ser reconhecida internacionalmente e que se tornou um clássico de sucesso de público e crítica social mundial.
O período de gravações do álbum teve duração de aproximadamente quatro meses – de janeiro a abril de 1987 – sendo produzido pela banda em parceria com Warne Livesey.
Diesel and Dust – trazia letras que abordavam questões ambientais e diversas críticas às injustiças que a Austrália branca cometia contra os direitos dos povos Aborígenes.
A banda meio que fez uma incursão no universo australiano com os grupos Warumpi Band e Gondwanaland, durante o ano de 1986,
Foi um troca de informações para sentir de perto a gravidade do problema,
como questões de saúde e as condições sub humanas que o povo vivia, essa participação do Midnight Oil foi durante a turnê Blackfella/Whitefella.
Parada Mundial – Ele alcançou a posição número 1 na parada de álbuns do Australian Kent Music Report por seis semanas e foi classificado em 13º lugar na lista dos 100 melhores álbuns da década de 1980 da Rolling Stone.
‘Diesel and Dust’ é uma prova da influência duradoura e do compromisso da Midnight Oil com a justiça social.
A música The Dead Heart apresenta o ponto de vista indígena sobre a colonização e traz até mesmo o uso de bullroarer (ou rombo; antigo instrumento de ritual sagrado).
A clássica faixa Beds Are Burning, considerada por muitos fãs o hino da banda –
levanta outra questão séria e de importância ímpar: o fato de os aborígenes serem retirados à força das próprias terras em que nasceram na Austrália.
Caminhos pelo Planeta – Uma Tour mundial do disco seguia o caminho natural do sucesso, com os Royalties destinados a ajudar essas comunidades australianas.