Passado a Limpo
De Volta Pro Futuro. Ele é uma das marcas dos anos 80.
Passado a limpo + 26 de outubro de 1985.
A história que mostra o jovem Marty McFly – (Michael J. Fox) voltando no tempo foi um grande sucesso de bilheteria e a aventura se mostrou uma das mais empolgantes dos anos 80.
De Volta para o Futuro – (Back to the Future) é um clássico dos anos 80, lançado em 1985. O filme, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Michael J. Fox como Marty McFly e Christopher Lloyd como Doc Brown, segue a história de Marty, que acidentalmente viaja no tempo para 1955 em uma DeLorean modificada.
No passado, ele encontra seus pais antes de se conhecerem e acaba colocando em risco sua própria existência. Com a ajuda de Doc Brown, ele precisa garantir que seus pais se apaixonem e que ele retorne ao futuro. O filme é repleto de humor, aventura e uma trilha sonora icônica.
Poucas vezes um filme foi tão eficaz na hora de representar uma década quanto De Volta Para o Futuro fez com os anos 1980. Ele conseguiu mostrar bem como era a juventude da década, o que explica o motivo do longa ter se tornado um fenômeno de público e bilheteria na época e de home video nos anos seguintes.
O filme conta com músicas fantásticas da banda Huey Lewis and the News, como The Power of Love e Back in Time. O mais curioso disso tudo é que o próprio Huey Lewis faz uma participação especial sensacional que é pouquíssimo comentada. Na cena em que Marty está participando das audições para a banda do que vai se apresentar no colégio, um jurado engomadinho pega o megafone e diz que ele toca muito alto.
O mais irônico da cena é que Marty está tocando uma versão orquestrada de The Power of Love, composta pelo próprio Huey.
De Volta Pro Futuro – Nos anos 80 a Ficção científica mostrava avanços com efeitos especiais, o que permitia que se fizessem produções mais sofisticadas para a época – Além disso os filmes da década de 1980 têm suas peculiaridades.
A estética brega, as trilhas sonoras cafonas e uma dose de ingenuidade tornam muitas dessas produções datadas, ainda que tenham qualidades.
O cultuado diretor Robert Zemeckis também tem que levar os créditos aqui, afinal também podemos considerá-lo um dos estetas dos anos 80 com outros trabalhos como Tudo Por Uma Esmeralda e Uma Cilada Para Roger Rabbit.
De Volta Para o Futuro chega aos 39 anos como uma das relíquias da década de 80.