Passado a Limpo
Clássicos do Rock Nacional que fecham 40 anos.

Clássicos do Rock Nacional que fecham 40 anos.
Passado a limpo + 2.1. 1985
Há 40 anos a Legião Urbana lançava o seu álbum de estreia.
Em meados dos anos 80 a cena rock em Brasília se desenvolvia com vigor, e a cada dia novas bandas estreavam no mercado.
Em 1985, foi a vez do Legião Urbana lançar seu primeiro álbum, homônimo, que agora volta em disco de 180 gramas pela coleção Clássicos em Vinil. Uma parceria da Polysom com a Universal. Com onze faixas, o registro conta com o trio Renato Russo (guitarra e vocais), Marcelo Bonfá (bateria) e Dado Villa-Lobos (guitarra), além do baixista Renato Rocha, que integrou o Legião durante sua primeira década. Com produção de José Emílio Rondeau,
Gravado no Rio de Janeiro entre outubro e dezembro do ano anterior, o primeiro álbum da Legião Urbana só se concretizou após Herbert Vianna, vocalista de Os Paralamas do Sucesso, apresentar Renato, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos (Renato Rocha se juntaria a eles pouco tempo antes das gravações) aos executivos da gravadora EMI.
Depois de a gravação chegar às mãos de executivos da EMI-Odeon, a Legião Urbana foi contratada e lançou seu primeiro álbum, em 1985, emplacando em junho daquele ano as canções “Será”, “Ainda é Cedo” e “Geração Coca-Cola”.
Para divulgação do disco, o clássico “Será” foi escolhido como primeira música de trabalho, e um vídeo clipe foi feita para ela, gravado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 1985 na casa noturna Rose Bom Bom, em São Paulo, com direção de Toniko Melo.
A Revista Bizz, leitura obrigatória para os amantes da música daquela época, elegia a Legião como a melhor banda e Renato, o melhor cantor daquele ano.
“Legião Urbana”, o álbum, vendeu cerca de 1.200.000 cópias e foi classificado na 40ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil.
Liguei para Brasília porque ouvi naquela fita um músico razoável, mas um excelente cantor com letras impressionantes. Falei diretamente com o Renato e convidei a banda para vir ao Rio gravar um compacto. Ele não foi humilde nem se emocionou, mas se mostrou gentil e agradável. Fez uma série de perguntas, como se já fosse um artista em negociação, e aceitou o convite.
Jorge Davidson.
Legião Urbana é o álbum de estréia da banda de rock brasileira homônima, lançado em 2 de janeiro de 1985, pela EMI Music. “Será”, “Geração Coca-Cola” e “Ainda É Cedo” puxaram a boa vendagem do álbum e se tornaram alguns dos grandes sucessos da rádio brasileira.
