Passado a Limpo
CIA começa a operar nos Estados Unidos.
CIA começa a operar nos Estados Unidos.
dia 18 de setembro de 1947.
A CIA (Central Intelligence Agency) foi criada em 18 de setembro de 1947. No período da Guerra Fria, os Estados Unidos afirmavam-se os defensores do “mundo livre”, contra a “ameaça” comunista. Nesse contexto, a CIA desempenhou um papel do maior relevo.
Central Intelligence Agency – a famosa CIA. Em português, Agência Central de Inteligência.
Setenta anos atrás, o órgão nascido no meio da Guerra Fria começava a operar dentro dos Estados Unidos de Harry Truman. O então presidente americano imaginava a Agência como um polo interno de comunicação, a informar o chefe do executivo sobre os acontecimentos geopolíticos ao redor do planeta.
Já no início, a CIA progrediu para algo como conhecemos hoje. Um braço fortíssimo do Estado americano, com grande autonomia para realizar operações e manobras por vezes duvidosas do ponto de vista ético e moral.
Talvez a própria origem jogue luz acerca do DNA meio clandestino e oculto da Agência. Ela é uma “filha” da OSS, o Escritório de Serviços Estratégicos (Office of Strategic Services), órgão nascido para auxiliar EUA e Aliados na luta contra o Nazi fascismo na Segunda Guerra Mundial.
Findo o conflito, as peças logo se reorganizaram no tabuleiro geopolítico e o mundo se dividiu em dois blocos: capitalismo X comunismo. E, se os soviéticos já estavam acostumados com o jogo de espionagem, os americanos necessitavam de algo para igualar a disputa.
Após debates que envolveram o executivo, muitos líderes militares e boa parte da opinião pública, nasceu a CIA.
Dois meses após a assinatura de Truman, em julho, o National Security Act começou efetivamente a valer.
A CIA é um serviço de inteligência estrangeira do governo dos Estados Unidos, que tem como objetivo coletar, processar e analisar informações de segurança nacional.