Passado a Limpo
CBGB – 50 anos – Berço Punk Mundial
CBGB – 50 anos – Berço Punk Mundial
1973 – CBGB
Há 50 surgia no bairro de East Village em NY, o que inicialmente era pra ser um clube com shows de country, bluegrass e blues, mas acabou se a meca do punk rock que comportava até 350 seres estranhos.
Do underground a cena urbana o punk invadiu o cenário.
O CBGB & OMFUG, (Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers – algo como “mais música para levantar o astral dos comilões”), se tornaria um dos grandes ícones das gerações 70, 80 e ainda tinha um gás no começo dos anos 90
O Fundador da casa Hilly Kristal só permitia que bandas com som próprio subissem ao palco e assim acabou se tornando “padrinho” de diversos grupos que emergiam pela noite nova-iorquina setentista.
Como toda casa que inaugura, essa não foi diferente, Hilly começou a montar uns shows para entrar na mente dos jovens da época.
Não é incomum que casas de show sejam projetadas pensando em um público e acabem abrigando outros tipos de show e outros gêneros de artistas, e foi isso que aconteceu com o CBGB.
CBGB: 50 Anos de Punk Rock e New Wave
O CBGB, sigla para Country, Bluegrass, Blues and Other Music (País, Bluegrass, Blues e Outras Músicas), foi muito mais do que um simples clube de música. Fundado em 1973 em um bairro decadente de Manhattan –
Nova York, este pequeno palco se tornou o berço de um dos movimentos musicais mais revolucionários do século XX: o punk rock e a new wave.
Um Berço de Talentos
Por suas portas passaram bandas lendárias como:
- Ramones: Os padrinhos do punk rock, com suas canções rápidas e enérgicas, definiram o som de uma geração.
- Talking Heads: A banda de David Byrne, que misturou elementos do funk, rock e world music, criando um som único e inovador.
- Patti Smith: A poetisa do punk, que com sua voz rouca e letras intensas, se tornou um ícone da contracultura.
- Blondie: A banda de Debbie Harry, que mesclou o punk com elementos da disco music, popularizando o movimento para um público mais amplo.
- Television: Uma das primeiras bandas a tocar no CBGB, com um som experimental e influenciado pelo Velvet Underground.
O criador da lendária casa Hilly Kristal conseguiu um acordo com a Bowery Residents Committee, que manteria o CBGB aberto pelo menos até 31 de outubro de 2009.
Atualmente o CBGB é uma loja de roupas.