Passado a Limpo
A Revolução Russa foi um dos principais acontecimentos políticos do século XX.
A Revolução Russa foi um dos principais acontecimentos políticos do século XX.
Há 107 anos que os bolcheviques tomaram o poder em Petrogrado (atual São Petersburgo), a então capital da Rússia, e acabaram mudando drasticamente os rumos da humanidade. Foi o ápice da Revolução Russa.
Numa operação liderada por Lênin e apoiada por operários, camponeses e soldados, os bolcheviques derrubaram o governo provisório em 7 de novembro de 1917 e lançaram o país no socialismo, uma ousada doutrina que prega um mundo sem desigualdade social.
A propriedade privada foi abolida, substituída pela propriedade estatal. Os empresários fugiram para o exterior. As indústrias passaram a ser conduzidas pelos próprios operários. As fazendas mais tarde seriam confiscadas e coletivizadas. O capitalismo, em suma, era varrido do território russo.
A revolução foi marcada por uma série de conflitos que culminaram na derrubada do Império Czarista em 1917, dando origem ao primeiro regime comunista da história.
Trecho do Estadão:
“Liderados por Vladimir Lenin, os bolcheviques querem a formação imediata de um governo exclusivamente socialista, a reforma agrária, a paz e o controle operário das fábricas, transformando a revolução de democrática em socialista. Os bolcheviques ganham apoio popular após fracasso do golpe tentado pelo general Lavr Kornilov. Lenin passa a defender uma insurreição para tomar o governo. Leon Trotski – outro líder do partido – pretende tomar o poder por meio do Soviete de Petrogrado (durante a guerra, o nome da capital São Petersburgo foi russificado), o qual ele preside.
A oportunidade surge no dia 6 de novembro, quando o socialista moderado Alexander Kerenski, então chefe do governo provisório, tenta fechar jornais bolcheviques à força.
O Comitê Militar Revolucionário, do Soviete de Petrogrado, reage e dá ordens para a guarnição da cidade tomar os principais pontos da capital, depondo o governo provisório. O golpe se consolida no dia 7, quando Trotski anuncia no Soviete a tomada do poder pelos bolcheviques, concluída no dia 8 com a queda do Palácio de Inverno, em Petrogrado, e do Kremlin, em Moscou.
Os bolcheviques formam então o primeiro Conselho de Comissário do Povo.”
Na sequência da conquista do poder, a saída da Primeira Guerra Mundial foi negociada com os alemães e aliados, no Tratado de Brest-Litovski, concluído em 1918.
A paz duraria pouco – Em abril daquele ano, eclodiria a Guerra Civil Russa.
Documentário “Bandeira Vermelha”: