Passado a Limpo
Depeche Mode – Em 5 clássicos.
Depeche Mode em 5 clássicos – Mais uma banda inglesa que dominou as paradas mundiais a partir de 1981,
Os ícones do Depeche Mode, banda formada pelo trio de Essex.
A Invasão britânica no começo dos anos 80, banda com dimensões dramáticas, caminhos sombrios da alma, ora elegante, ora dançante.
Com uma carreira em disco que remonta a 1981 e uma obra que passou já por várias etapas e fases o Depeche Mode estão como raros sobreviventes da geração Pop Rock Eletrônica Britânica dos anos 80.
Just Can’t Get Enough– 1981.
Álbum – Speak & Spell.
Dave Gahan. Eu tinha talvez 18, quase 19 anos.
A coisa do punk tinha meio que acabado, mas ainda havia algumas pessoas que estavam saindo nos clubes de Londres, tentando tocar uma música que você pudesse dançar um pouco mais que não fosse tão violento, e “Just Can’t Get Enough” se tornou uma delas.
Tínhamos um grupo de amigos na época que iam a esses clubes diferentes, vestidos como se estivéssemos no vídeo, tipo coisas de couro, ventos atuais dos elementos punk rock que ainda não tinha saído de cena totalmente.
“É um assunto perpétuo de discussão na banda.
Toda vez que saímos em turnê, nos perguntamos se deveríamos tocar ‘Just Can’t Get Enough’.
Como é uma música de Vince Clarke – que não está mais na banda – e é tão diferente do que estamos fazendo agora, ainda estamos hesitantes sobre isso.
Mas, ao mesmo tempo, foi nosso primeiro hit e o público ficaria desapontado se não a tocássemos.
Não quero parecer que a estou ignorando, porque é uma boa música pop, mas tenho que admitir que realmente não me excita mais cantá-la.
Strangelove – 1987.
Álbum – Music For The Masses
O single é um dos melhores clássicos do “DM”.
Um grande sucesso pelo mundo, nº 16 no UK Singles Chart, nº 2 na Alemanha Ocidental e na África do Sul, além de ser um Top 10 na Suíça e Suécia.
No mercado norte-americano ele chegou no nº 76 na Billboard Hot 100 e nº 1 nas paradas dance ficando lá por 3 semanas no topo.
A versão original é uma faixa pop acelerada, que não se encaixavam no projeto original do disco, com estilo mais sombrio, então o Daniel Miller fez uma versão mais lenta que virou a oficial do álbum “Music For The Masses”
Há versões desse clássico em 7 e 12 polegadas.
Personal Jesus – 1989.
Álbum – 101
A longa digressão norte americana que na verdade se chamava Concert For The Masses Tour,
e que tão bem documentada ficou no filme (e disco) com o título 101 (de 1988) abriu em muito as vivências do Depeche Mode, a uma série de experiências.
Um primeiro exemplo claro dessas contaminações surgiu em 1989 num single que antecedeu, em largos meses,
a chegada do álbum Violator, mas que foi o seu cartão de visita ao cenário dos anos 90 que se aproximava,
graças ao maravilhoso teledisco de Anton Corbijin.
Enjoy The Silence – 1990
Álbum – Violator.
O single foi usado como o segundo single do álbum e o clipe foi entregue mais uma vez ao diretor holandês Anton Corbijn,
que imediatamente propôs sua visão de como transportar Enjoy The Silence em vídeo.
A ideia era filmar Dave Gahan vestido de Pequeno Príncipe, com coroa e manto, a passar por paisagens desoladas, arrastando atrás de si uma espreguiçadeira.
A simplicidade desarmante do vídeo quis passar a mensagem de que, por mais rico e poderoso que você seja, a busca pela paz interior e pelo silêncio é sempre um desafio válido para simples mortais como nós, o mesmo para um rei.
No início a banda não entendeu a ideia proposta por Corbijn, que tentou várias vezes explicar melhor o que queria chegar, sem conseguir convencer
Gahan e seus companheiros por completo.
O grupo queria um vídeo mais tradicional, adaptado à sua imagem, e teve medo de errar num momento crucial da sua carreira.
Ele acabou virando a música de assinatura da banda nesses mais de 40 anos.
O single possui certificado de ouro nos EUA e Alemanha, a canção ganhou a categoria de melhor single Britânico no BRIT Awards em 1991.
“Walking In My Shoes” – 1993
Álbum – Songs Of Faith And Devotion
Há uma clareza mais presente nesse álbum, evidências de instrumentos mais habituais na linha do rock.
Um pouco da herança norte-americana passando pelo clássico Blues e Gospel tão presente na cultura,
mas mantendo o padrão Depeche Mode sem perder o conceito de banda e identidade.
O single chegou ao nº 14 no Uk Singles Chart, parada Modern Rock Tracks ele chegou ao nº 1,
Com visual inspirado na “Divina Comédia” de Dante, ele traduz o amor incondicional deixando o
físico num plano mais inferior e nas pinturas de Bosch intituladas “O jardim das Delicias Terrestres e as tentações de Santo Antônio.
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