Connect with us

Notícias

Dia da Consciência Negra: Um feriado nacional que reforça a valorização da cultura afro-brasileira.

Published

on

dia da consciência Negra

Dia da Consciência Negra: Um feriado nacional que reforça a valorização da cultura afro-brasileira.

 

Pela primeira vez na história do Brasil, o dia 20 de novembro é feriado nacional:

A data celebra o Dia da Consciência Negra, um momento dedicado à reflexão e ao combate ao racismo estrutural, além de promover o reconhecimento da importância da cultura e das contribuições dos afro-brasileiros na construção do Brasil – marcando um passo significativo na valorização da cultura afro-brasileira.

 

Essa mudança foi oficializada pela sanção da Lei 14.759, aprovada pela Câmara e pelo Senado em novembro de 2023, que destaca a importância da luta e resistência do povo negro, simbolizadas pela morte de Zumbi dos Palmares.

 

Um levantamento realizado pelo Dieese revelou que, no Brasil, persistem políticas de desigualdade salarial entre pessoas negras e não negras.

A pesquisa mostrou que, enquanto um homem negro recebe, em média, R$ 2.610,00, um homem não negro tem um rendimento médio de R$ 4.492,00. Os dados evidenciam porque é necessária a ampliação do debate acerca da igualdade racial e do fim das práticas racistas.

A inserção de pessoas negras no mercado financeiro e em cargos de liderança sempre foi uma preocupação para o movimento sindical.

 

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

A história do Dia da Consciência Negra remonta à luta por valorização da cultura afro-brasileira.

A origem do Dia da Consciência Negra está ligada à escolha do dia 20 de novembro, em memória de Zumbi dos Palmares, uma figura emblemática na resistência contra a escravidão.

Em 1971, jovens ativistas em Porto Alegre promoveram essa data como um símbolo de resistência e identidade.

O movimento ganhou força, a partir daí, com a formação do  Grupo Palmares que se dedicou a resgatar e disseminar a história dos povos afro-brasileiros.

A partir de 2003, com a aprovação do Projeto de Lei n.º 10.639, a história afro-brasileira passou a ser uma parte obrigatória do currículo escolar.

“A data não só celebra as conquistas das lideranças negras, mas também reflete as injustiças sociais enfrentadas pela população negra no Brasil.

Finalmente, em 2023, foi aprovada a Lei que transforma o Dia da Consciência Negra em feriado nacional.

A matéria foi debatida e aceita no Senado, na Câmara e, finalmente, sancionada pelo presidente Lula.

Antes disso, em estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso, o dia já era reconhecido como feriado, evidenciando sua importância cultural e histórica em terras brasileiras – Há muito para lutar e pouco para comemorar”.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

80 Rock @2024 - Todos Direitos reservados