Passado a Limpo
Ric Ocasek, cantor da banda The Cars que influenciou gerações, falecia aos 75 anos.
Ric Ocasek, cantor da banda The Cars que influenciou gerações, falecia aos 75 anos.
RIP – Passado a limpo + 15 de setembro de 2019.
Há 5 anos falecia o Ric Ocasek.
Cantor, compositor, músico e produtor musical norte-americano.
Ric Ocasek entraria para a História da música, no mínimo, pelo sucesso: em plena era do punk rock, a banda formada em Boston em 1976 usava a simplicidade do gênero, aliada à sofisticação sonora, a letras inspiradas (frequentemente melancólicas) e melodias redondas.
O começo da era de Ouro:
Em 1976 – formaram o grupo The Cars.
Em menos de uma década, até 1984, o grupo lançou, com o auxílio do produtor Roy Thomas Baker (conhecido por seu trabalho com o Queen), cinco discos que definiram seu som e influenciaram gerações de bandas de rock que viriam nas décadas seguintes.
Sua mistura de gêneros — que os levou a receber o rótulo “new wave” — conseguiu agradar aos fãs de punk rock, da música dos anos 1950 e 60 e do som mais popular das rádios – Incorporou elementos eletrônicos do estilo “new wave” a canções pop de estrutura clássica.
Ele foi o principal co-vocalista, guitarrista rítmico, compositor e vocalista do The Cars ao lado de outra lenda o Benjamin Orr.
Entre os grandes sucessos da banda estão “You Might Think”, “Shake It Up” e “Drive”, todos da década de 1980.
A mistura de rock e pop de Ocasek, combinada com sua presença de palco às vezes indiferente, ajudou a destacar a banda. Além de seu trabalho com The Cars, Ocasek também teve uma carreira de sucesso como produtor, trabalhando com bandas como Weezer e Bad Brains.
Ele faleceu em 2019, deixando um legado de música influente.
Segundo o boletim médico, um enfisema pulmonar, causado por uma doença cardiovascular hipertensiva (pressão arterial alta) e aterosclerótica (formação de placas de gordura nas artérias) contribuiu para a morte do artista.