Passado a Limpo
A Fotografia de 1979 do The Clash, que se tornou a imagem da capa do influente álbum “London Calling”.
A Fotografia de 1979 do The Clash, que se tornou a imagem da capa do influente álbum “London Calling”.
Em 21 de setembro de 1979, The Clash deu um show no Palladium em Nova York.
Um irritado Paul Simonon subiu ao palco com seu baixo Fender Precision.
Virando-se para um canto, ele bateu-o no chão eufórico. Foi aí que a mágica aconteceu.
Na lateral do palco estava Pennie Smith segurando sua câmera.
Apenas um instante antes do chicote, ele disparou. A circunstância fez com que o tiro resultasse em um ângulo incomum.
“O Palladium tinha cadeiras para o público sentar e isso fez as pessoas congelarem”, disse Simonon. «Não recebemos nenhuma resposta deles: era como se não se importassem com o que estávamos fazendo. Em geral estou de bom humor, mas de repente fico irritado e posso me assustar, até comigo mesmo”, lembra a revista Jotdown. Quando os snapshots foram revelados, ficou decidido: aquela seria a capa do London Calling. Faltava apenas mais um detalhe, a tipografia. Assim, foi escolhido aquele que havia sido usado no álbum de estreia de Elvis Presley. Rumores de plágio começaram a circular rapidamente. Diante disso, Ray Lowry, o designer, defendeu-se: “Os observadores mais informados [entendem] que foi uma verdadeira homenagem ao gênio original, desconhecido e inspirado que criou o primeiro disco de rock and roll de Elvis Presley e que foi um roubo calculado.
A importância deste álbum é fundamental; A Rolling Stone colocou-o em 8º lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
Além disso, em 1980, a Billboard classificou-o como o melhor do ano. Mas a pessoa que capturou a foto icônica, ficou no anonimato – Uma das cenas mais marcantes do Punk Rock no fim dos anps 70 Créditos da Foto – Pennie Smith é uma fotógrafa britânica conhecida por seu trabalho icônico na indústria musical, principalmente por suas fotos de bandas de punk rock.
Ela talvez seja mais conhecida por sua fotografia de 1977 do The Clash, que se tornou a imagem da capa do influente álbum “London Calling”.
A Fotografia – O trabalho de Smith captura a energia bruta e a atitude da cena punk rock, e suas imagens tiveram um impacto duradouro na fotografia musical.