Passado a Limpo
Fernanda Abreu – Considerada a pioneira da Dance Music no Brasil.
Fernanda Abreu – Considerada a pioneira da Dance Music no Brasil.
Passado a limpo + 8 de setembro de 1961 –
Hoje nascia a cantora, compositora e bailarina fluminense Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu.
Em 1982 se tornou conhecida como backing vocal da banda de rock Blitz, responsável por popularizar o movimento do Rock Brasil nos anos 80, no qual permaneceu por três discos até 1986.
Em 1990 iniciou sua carreira solo com o álbum SLA Radical Dance Disco Club, que trazia um som dançante inédito no Brasil, a música pop, contendo samplers de diversos artistas em suas faixas, como “Lady Marmalade“, de Labelle, e “Vogue“, de Madonna.
“A Noite”, “SLA Radical Dance Disco Club”, “Você pra Mim”, “Speed Racer” e “Kamikazes do Amor” foram liberados como singles do trabalho.
Fernanda Abreu – Em 1992 é lançada sua faixa de maior sucesso, “Rio 40 Graus“, considerada pela imprensa um marco na música brasileira por misturar hip hop, disco music e funk, gêneros ainda marginalizados na época, e falar sobre o lado caótico do Rio de Janeiro, colocando Fernanda no posto de ícone ao levar a música da periferia às rádios.
A canção fez parte do SLA 2 Be Sample, que ainda teve como singles “Jorge da Capadócia“, “Hello Baby” e “Do Seu Olhar”.
Em 1995 Fernanda lançava seu álbum mais impactante, Da Lata, no qual aparecia nua no encarte, coberta apenas por sucata, e trazia uma mistura do pop com R&B e funk, criando uma marca pessoal de seus trabalhos. O single “Veneno da Lata” fazia referência ao conhecido caso policial da maconha traficada para o Brasil disfarçada em latas de alimentos, expressando o paralelo entre o bom e o proibido.
Outra canção destacada foi “Garota Sangue Bom”, tida como uma extensão de “Rio 40 Graus” por explorar a imagem suburbana da capital carioca.
O álbum foi escolhido como o melhor álbum latino-americano de 1995 pela revista americana Billboard.