Passado a Limpo
Roger Waters – Performances poderosas e consciência social mais influentes da história.
Roger Waters – Performances poderosas e consciência social mais influentes da história.
Passado a limpo + 06 de setembro de 1943.
Há 81 anos nascia o Roger Waters no Reino Unido.
Músico e compositor britânico, é um dos fundadores do Pink Floyd e, após a partida de Syd Barrett, tornou-se o principal compositor e o seu líder conceitual.
Além de baixista, também compartilhou o lugar de vocalista, além de experimentar sintetizadores; loops; guitarra elétrica e acústica.
Com ele a banda alcançou sucesso mundial nos anos 70 graças aos seus álbuns conceituais The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall.
Ele deixou a banda em 1985 devido a diferenças criativas e legais com os outros membros.
Resolvida a disputa em 1987, foram quase 18 anos para ele voltar a tocar com a banda
Até 2010, o grupo teria vendido mais de 250 milhões de discos; só nos EUA 74 milhões de álbuns.
Ele gravou em estúdio três discos solo: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S (1987) e Amused to Death (1992).
Em 1986, contribuiu para a trilha sonora do filme Quando o vento sopra.
Em 1990:
Organizou um dos concertos mais assistidos da história mundial – O clássico The Wall – Live in Berlin, com 350 espectadores que pagaram 41 marcos para assistir o concerto realizado no terreno entre a Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo, terreno esse que ficou conhecido como “terra sem dono”, devido a construção do muro que dividiu a cidade.
Um evento marcante pelo seu simbolismo poético, visto que o concerto foi realizado justamente para comemorar a queda do Muro de Berlim, ocorrida oito meses antes.
No Brasil, o show foi transmitido ao-vivo pela TV Bandeirantes e em 2003, foi lançado e remasterizado um DVD do evento pela Mercury (Universal Music).
Suas composições inovadoras, performances poderosas e consciência social solidificaram
seu status como uma das figuras mais influentes da história da música rock.