A Globo está se preparando para um retorno significativo à transmissão da Fórmula 1, assumindo o lugar da Band a partir de 2025.
A TV já tem um histórico de cobertura de Fórmula 1 e, com a mudança, deve trazer de volta uma abordagem familiar para os fãs do esporte.
As conversas entre as partes acontecem desde junho, soube o GRANDE PRÊMIO. O esquema deve ser similar ao da outra passagem da Fórmula 1 pela Globo, com a maioria das corridas sendo televisionadas em TV aberta, o que justificaria cotas mais caras de patrocínio, e as que conflitarem com outros eventos, como o futebol, transmitidas pelo SporTV, canal esportivo do grupo na TV por assinatura, que também exibiria as outras atividades do fim de semana, com as sessões de treinos livres e a classificação.
Se a Globo assumir a transmissão, é provável que vejam um aumento na produção e nos recursos dedicados à cobertura, dado o tamanho e a experiência da emissora em eventos esportivos.
Isso pode incluir uma equipe de comentaristas renomados, análise detalhada das corridas e uma cobertura mais extensa durante a temporada.
Além disso, a Globo pode usar sua ampla plataforma para promover a F1 e engajar um público ainda maior. Será interessante ver como essa mudança impacta a forma como a Fórmula 1 é apresentada e percebida pelos fãs brasileiros.
A equipe de transmissão não contaria com o narrador Sérgio Maurício, que fazia parte do grupo antes de se transferir para a Bandeirantes para ser o titular da F1, nem com o comentarista Reginaldo Leme, que trabalhou na Globo por 42 anos até a saída em 2019, antes mesmo do Mundial trocar de emissora no Brasil.
As alternativas para streaming também estão sendo discutidas. Desde 2021, quando entrou para a Band, o Mundial passou a disponibilizar o serviço F1TV, que além de exibir todas as atividades ao vivo, também conta com um longo acervo histórico da categoria, além de programas e compactos especiais. A Globo manifesta interesse também em transmitir corridas por meio da plataforma Globoplay, o que necessitaria de um acerto entre as partes para um encaixe, já que o serviço da emissora foi um dos principais imbróglios para a não renovação em 2020.