Passado a Limpo
“Um lugar inspirador vira patrimônio cultural no RJ”.
“Um lugar inspirador vira patrimônio cultural no RJ”.
A casa de Renato Russo, um dos maiores ícones da música brasileira, foi recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural Carioca. Essa homenagem é um marco importante para a preservação da história da música brasileira e um tributo à importância do legado de Renato Russo para a cultura do país.
Um Patrimônio Musical: A Casa de Renato Russo
Um lugar Inspirador onde residiu no Rio de Janeiro o mestre Renato Russo, saudoso vocalista da Legião Urbana, acaba de virar patrimônio cultural carioca.
Rio de Janeiro (RJ), 26/07/2023 – Prédio onde viveu Renato Russo se torna Patrimônio Cultural Carioca. Imóvel na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, foi capa do primeiro álbum solo do cantor e recebeu placa azul do Circuito da Música. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil.
Na última terça-feira (25): o prédio na Rua Nascimento Silva, número 378, no bairro de Ipanema, recebeu uma placa do Circuito da Música em homenagem ao cantor, que foi instalada pela prefeitura do Rio de Janeiro.
De acordo com reportagem da Agência Brasil, a iniciativa da instalação da placa partiu da Subprefeitura da Zona Sul, em conjunto com o Instituto Rio Patrimônios da Humanidade (IRPH) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de preservar e identificar os bens e lugares que fazem parte da cultura e da identidade do Rio.
Renato morou no local de 1990 a 1996, durante os anos de sua estadia deixou marcas na memória dos fãs, pois a fachada ilustrou a capa de seu primeiro álbum solo, Stonewall Cellebration, lançado em 1994.
Além do mais, no mesmo local, ele compôs músicas que fizeram parte de álbuns da banda como: V, O Descobrimento do Brasil e A Tempestade.
Legado:
Para os fãs de Legião Urbana, essa notícia é motivo de grande alegria e orgulho. A casa de Renato Russo se torna um local de peregrinação, onde eles podem se conectar ainda mais com a obra do cantor e compositor.