Passado a Limpo
ELO – NASA – ‘Don’t Bring Me Down’
ELO – NASA – ‘Don’t Bring Me Down’ – Passado a limpo + 20 de julho de 1979.
The Electric Light Orchestra (E.L.O).
Lança anúncios em diversas revistas estadounidenses dedicando o lançamento de ‘Don’t Bring Me Down’ no projeto Skylab da NASA.
Combinando melodias pop Beatles com cordas sinfônicas, vocais multicamadas e a produção geralmente exagerada de suas próprias composições do líder Jeff Lynne, a Electric Light Orchestra foi um dos grupos mais vendidos do mundo desde seu primeiro sucesso no Reino Unido em 1972 até sua dissolução efetiva em 1986.
Durante esse período, a banda inglesa vendeu mais de 50 milhões de discos em todo o mundo, enquanto acumulava 20 singles no Top 20 em sua terra natal e 15 na América, onde seus 20 sucessos no Top 40 da Billboard Hot 100 ainda são um recorde para uma banda que nunca teve um número um lá.
ELO – Portanto, é irônico que a faixa que mais se aproximou nesse aspecto – alcançando o número quatro, enquanto atingiu o terceiro lugar no Reino Unido –
tenha sido a primeira a se afastar da fórmula testada e confiável de utilizar a seção de cordas de três peças da própria banda.
Este foi ‘Don’t Bring Me Down’, que, muito apropriadamente, foi dedicado à estação espacial Skylab da NASA que reentrou na atmosfera da Terra em 11 de julho de 1979.
“É uma grande bola galopante de distorção”, comentou Jeff Lynne sobre o número em 2001,
na época da remasterização do Discovery. “Eu escrevi no último minuto porque senti que não havia sons altos o suficiente no álbum. . Era exatamente isso que eu procurava.”