Notícias
Dia de Rita – Dia de Rock.
Dia de Rita Lee: Cidade de São Paulo institui data em homenagem à artista.
Apesar de ter nascido em dezembro, a paulistana celebrava seu aniversário no mês de maio.
Uma das maiores paulistanas de todos os tempos, Rita Lee acaba de ganhar o próprio dia. A Câmara Municipal de São Paulo publicou no Diário Oficial a aprovação da Lei nº 18.151, de 2 de julho, que institui 22 de maio como o Dia de Rita Lee.
O projeto que inclui a data no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo é do vereador Celso Giannazi, do PSOL, e determina o dia em que a cantora comemorava seu aniversário, apesar de ter nascido no dia 31 de dezembro.
Rita explicou que sua escolha se deve ao desejo de celebrar em uma data que não coincida com as festividades de fim de ano. Em uma entrevista ao programa “Fantástico” da TV Globo para a jornalista Renata Ceribelli, ela revelou: “Eu nasci no dia 31 de dezembro, último dia do ano, nunca tive uma festa minha. Aí, Renata, eu escolhi o dia 22 de maio para fazer aniversário, que é o dia de Santa Rita de Cássia.”
Além dessa homenagem, a cidade de São Paulo já havia prestado outro tributo à artista no início deste ano. Em junho, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou um projeto de lei que renomeia uma área do Parque Ibirapuera em sua honra. O espaço, entre os portões 7 e 8, agora se chama “Praça da Paz – Rita Lee”. Este tributo vem pouco mais de um ano após o falecimento da cantora, ocorrido em 8 de maio do ano passado.
Rita Lee tinha uma conexão especial com o Parque Ibirapuera, que ela referia como “Floresta Encantada”. O local foi o cenário de muitos momentos pessoais significativos, incluindo a cerimônia de seu velório.