Isso porque em 22 de junho de 1934, há exatos 89 anos,
foi assinado o contrato entre a associação nacional da indústria automobilística alemã,
e Ferdinand Porsche para fabricar o Volkswagen (ou carro do povo em tradução livre do alemão).
Seu criador, Ferdinand Porsche, teve a ideia deste modelo singular de automóvel aprovada em 1934 e, quatro anos depois, foi realizada a primeira produção.
Fusca e seus dados históricos sobre a fabricação do chamado Beetle no Brasil e no mundo,
onde mais de 21 milhões de modelos já foram vendidos.
e o carro que reúne amantes e entusiastas já “protagonizou” alguns filmes nas telonas. A produção do veículo que começou em 1959 se tornou um ícone brasileiro nos anos seguintes. O Fusca apareceu em obras icônicas do cinema e até em um longa de terror que marcou uma geração: Gremlins (1984).
O clássico foi apenas uma “ponta”, mas o suficiente para não passar despercebido.
O Fusca começou a ser vendido no Brasil em 1950.
O carro vinha desmontado da Alemanha e não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil.
A empresa responsável pela montagem era a Brasmotor. O modelo importado para o Brasil tinha o vidro traseiro dividido em dois.
No ano de 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha.