Passado a Limpo
MTV 80 – Uma onda de experimentações artísticas – Parte 1
MTV 80 – O cenário musical da década de 1980 trouxe uma onda de experimentação artística.
A MTV 80 colocou a música no centro das atenções da cultura pop não apenas como uma experiência auditiva, mas como uma oportunidade de contar histórias visuais poderosas.
Os artistas exploraram o potencial dos sintetizadores e brincaram com som, instrumentação, gêneros e letras.
Os artistas pop inspiraram-se numa variedade de influências e inventaram novas, dando origem a algumas das canções pop mais cativantes e inovadoras da história.
Os anos 80 podem já ter passado, mas estas oito canções lembram-nos porque foi verdadeiramente uma época de ouro para a música pop rock.
MTV 80 – Never Gonna Give – Rick Astley.
Os movimentos de dança estranhamente cativantes de Rick Astley são apenas uma das razões pelas quais este lançamento de 1987 é um marco nas playlists antigas.
“Never Gonna Give You Up”, é a cara perfeita e otimista dos anos 80, com sua melodia alegre, letras completamente limpas e vocais totalmente clean,
um estilo rockabilly com direito a topete e muito mais.
O refrão divertido e a batida dançante da música fizeram dela um sucesso instantâneo.
Uma referência cultural até hoje.
MTV 80 – Dancing In The Dark – Bruce Springsteen.
O ano era 1984, Dancing In the Dark, é uma reflexão crua e honesta sobre as complexidades da vida e do amor.
O ritmo e o tom frenéticos da música capturam habilmente a sensação de estar inquieto e de esperar por mudança e conexão sem ter certeza de como fazer um avanço.
Narrativas emocionais dos anos 80, captam a profundidade do pop rock, vocais graves característicos impulsionam o ritmo e trazem,
a quantidade certa de influência do rock para a melodia power-pop.
Além disso, o videoclipe apresenta uma jovem Courteney Cox dançando com Springsteen, o que só aumenta seu charme nostálgico.
MTV 80 – I Wanna Dance with Somebody (Who Loves Me) – Whitney Houston.
O sucesso da Diva Whitney Houston de 1987, é uma celebração alegre de se soltar na pista de dança e encontrar um amor que dura.
A faixa e o vídeo que a acompanha são a personificação do dance pop dos anos 80, com uma melodia alegre, batida de alta energia e estética vibrante.
Décadas depois, I Wanna Dance with Somebody ainda brilha como um vibrante hino de festa que deixa as pessoas com vontade de mostrar seu estado de espirito.
MTV 80 -Like a Prayer – Madonna Em 1989.
Mais uma vez a poderosa Madonna usou analogias religiosas para discutir temas maduros,
uma escolha provocativa que tornou a música amada e odiada em sua grande polêmica.
Like a Prayer oferece amplo apelo ao público com sua mistura de gospel, pop e rock, junto com um refrão cativante que vem à mente continuamente.
Por trás da controvérsia, os versos do single procura uma ligação sobre falar com Deus e encontrar conexão por meio da intimidade física.
MTV 80 – Sweer Dreams – Eurythmics.
O espírito experimental da década de 1980 em toda sua extensão, com letras que representam os sentimentos conflitantes,
de incerteza e desesperança que sentiam na época.
O Duo criou a melodia viciante enquanto testava novos sintetizadores, aproveitando a interação de sons eletrônicos que estavam mais baratos na época.
A aparência andrógina de Lennox no vídeo também inspirou artistas pop femininas a desafiar as convenções e a se expressar de novas maneiras.
Pingback: Hits da MTV - Uma resposta ao País que baniu o Rock. Radio Urbana FM
Pingback: The Queen Is Dead – The Smiths. Radio Urbana FM
Pingback: 1985: There Must Be An Angel - Título do site 1