Connect with us

Passado a Limpo

Engenheiros do Hawaii – Um dos marcos do rock nacional dos anos 80 e suas capas maneiras.

Published

on

Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii – Tudo começou em Porto Alegre no ano de 1984.

Devido à greve na faculdade de arquitetura, as aulas se estenderiam até janeiro de 85 e diante da situação a faculdade organizou happenings com os estudantes que produzissem arte na escola.

Capa maneiras — combinando as cores do último disco de estúdio da formação clássica, “Gessinger, Licks & Maltz” (1992) –, estampa o famoso símbolo das engrenagens capitaneado pelo baterista da banda após conferir umas correspondências burocráticas despretensiosas.

Uma delas, diz respeito ao mítico show na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com trajes deselegantes sobre o embate entre Hitler e os judeus.

“Gessinger, de origem alemã, carregava o desenho de uma estrela de Davi na camiseta, enquanto Maltz, descendente de judeus, tinha uma suástica desenhada”, narra o biógrafo.

“A gente fazia piada com essas coisas preconceituosas.

Maltz * – Não sei como a gente achava que mais alguém, além de nós, acharia graça naquilo”, refletiria, anos depois, Maltz, o fundador oficial da banda, atualmente morando em Brasília.

Em novembro de 1993 a formação clássica dos Engenheiros do Hawaii foi encerrada com a demissão de Licks. Maltz permaneceu até 1996. A liderança de Gessinger ditou então os rumos do projeto, que seguiu até 2008.

Ele foi o derradeiro disco de músicas inéditas gravado pela formação clássica da banda, formação essa que, inclusive, dá título ao mesmo. O disco marca uma estética baseada no rock progressivo de bandas como Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd.

O álbum dos Engenheiros do Hawaii manteve o nível de vendagens dos álbuns anteriores da banda – com exceção do grande sucesso de O Papa É Pop, ultrapassando 100 mil cópias no ano de seu lançamento e rendendo mais um disco de ouro, o quinto do grupo gaúcho.

Gessinger * – Não era para eu cantar todas as canções, mas o pessoal foi tirando o corpo fora e sobrou pra mim – diz Gessinger – Vocalista dos Engenheiros do Hawaii.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

80 Rock @2024 - Todos Direitos reservados