Passado a Limpo
Viva La Vida – Viva “Frida Khalo”
Viva La Vida – Coldplay: Ou viva Frida Khalo! – Um poema de bom humor e esperança, afinal ele estava chegando aos 30 anos
A banda britânica Coldplay, em 2007, estava em turnê pelo México, até então seu vocalista Chris Martin estava completando 30 anos.
O músico comemorou com um presente único, visitou o Museu Frida Khalo, onde encontrou inspiração para sua próxima produção.
Num quadro que Frida Khalo pintou, uma semana antes de morrer, intitulado “Still Life: Long Live Life” (1954).
Criei tal impacto em Chris que quando ele viu a coragem do artista mexicano, que apesar dos males que carregado ao longo de sua vida, nunca parou de pintar obras de arte que deixavam clara sua férrea determinação de viver.
A pintura descreve várias melancias, e numa fatia colocou o nome da obra, e em letras maiúsculas escreveu: “VIVA A VIDA”.
Pouco depois do lançamento do álbum “Viva la Vida”, em 2008, Chris foi questionado sobre o motivo do nome ter sido dado, ao que ele respondeu que era um reconhecimento a Frida Khalo, por tudo o que ela teve que suportar com a poliomielite.
“Ela passou por muitas coisas, claro, e depois começou a pintar um quadro na casa dela que dizia ‘Viva a Vida’… Adorei a ousadia disso”.
Frida Khalo foi muito polêmica, assim como seu marido, o artista e muralista Diego Rivera. Ambos de militância comunista, e com uma qualidade artística que fez até o povo mais capitalista querer um pedaço de suas obras.
Pingback: Coldplay – Cris Martin - Um gesto que vale milhões - Radio Urbana FM