Passado a Limpo
Pânico após transmissão de “Guerra dos mundos” – 1938.
Pânico após transmissão de “Guerra dos mundos” – 1938.
Passado a limpo + 30 de outubro de 1938, um programa de rádio simulando uma invasão extraterrestre desencadeou pânico na costa leste dos Estados Unidos.
Tudo parecia ser uma noite normal, até que a rede de rádio CBS (Columbia Broadcasting System) interrompeu sua programação musical para noticiar uma suposta invasão de marcianos.
Rádio Teatro Ou Fake News?
A “notícia em edição extraordinária”, na verdade, era o começo de uma peça de radioteatro, que não só ajudou a CBS a bater a emissora concorrente, a NBC, como também desencadeou pânico em várias cidades americanas.
“A invasão dos marcianos” durou apenas uma hora, mas marcou definitivamente a história do rádio.
Dramatizando o livro de ficção científica A Guerra dos Mundos, do escritor inglês Herbert George Wells, o programa relatou a chegada de centenas de marcianos a bordo de naves extraterrestres à cidade de Grover’s Mill, no estado de Nova Jersey.
Genio – Orson Welles:
Os méritos da genial adaptação, produção e direção da peça eram do então jovem e quase desconhecido ator e diretor de cinema americano Orson Welles. O jornal Daily News resumiu na manchete do dia seguinte a reação ao programa: “Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos”.
Rádio como fonte de informação:
Orson Welles tinha apenas 23 anos quando isso tudo aconteceu.
Assim que a notícia do pânico nas ruas chegou aos estúdios da CBS, Welles foi ao ar para lembrar os ouvintes que tudo não passava de ficção.
Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas tenha acreditado que a invasão estava realmente acontecendo, embora a quantidade exata de ouvintes que entrou em pânico seja difícil de determinar.
A transmissão de “A Guerra dos Mundos” é frequentemente citada como um exemplo clássico de como a mídia pode influenciar a percepção pública e é estudada até hoje como um caso importante de mídia e psicologia.